Gustavo Tutuca cria projeto de lei para acessibilidade visual em bibliotecas públicas


O deputado estadual Gustavo Tutuca quer garantir que deficientes visuais tenham acesso a todo o acervo das bibliotecas públicas do Rio de Janeiro. Para tanto, protocolou na Assembleia Legislativa do Rio o Projeto de Lei 350/2019, com o qual obriga o governo do estado a instalar pontos de acessibilidade nas bibliotecas com o que há de mais moderno na tecnologia para a inclusão.

- Não estamos falando do método Braille, não. Sabemos que o acervo em Braille é restrito. Mas já estamos no Século 21. Temos uma infinidade de programas, softwares e aplicativos que são úteis para os deficientes visuais. O que não podemos mais é privá-los do acesso à leitura nas bibliotecas públicas – explicou Tutuca.

De acordo com o projeto, o governo terá que destinar verba no orçamento anual para a aquisição de dispositivos que promovam a inclusão.

- Em nosso mandato, temos ouvido relatos que, muitas vezes, a pessoa com deficiência visual se sente intimidada para acessar a biblioteca. Principalmente pela ausência de acervo em Braille. A tecnologia está aí para acabar com esse tabu de uma vez.

Clique e confira o Projeto de Lei: http://bit.ly/PL3502019

#GustavoTutuca #Alerj #ProjetodeLei #Acessibilidadevisual #Pessoascomdeficiência

Vídeos...
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Black Round
  • Tumblr Black Round
  • Instagram - Black Circle