Secretaria de Estado do Turismo realiza Fórum Regional do Turismo Fluminense da Baixada Verde

O evento teve a participação do secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, representantes do trade turístico dos municípios, além de segmentos culturais, artesanato e estandes das cidades


A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) abriram, na manhã desta terça-feira (22/2), o Fórum Regional do Turismo Fluminense – edição Baixada Verde. O encontro aconteceu no Shopping Nova Iguaçu, na Pedreira, durante todo o dia, e contou com a participação de autoridades e representantes do trade turístico dos municípios, além de segmentos artísticos, artesanato e estandes das cidades.

Esta é a quinta região turística a receber o evento, que tem como missão unir todos os envolvidos do setor em prol de uma retomada de sucesso. O Fórum possibilita a troca de experiências e acertos de roteiros e novas experiências turísticas entre os municípios, criando uma grande interação entre os poderes públicos estadual, municipal e a iniciativa privada. Na ocasião, o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca abriu o evento agradecendo a presença das autoridades e representantes do trade turístico dos municípios.

Na sequência, Tutuca ministrou a palestra “Turismo+Perto: SETUR em ação na retomada do Turismo Fluminense”. O painel destacou a importância dos grandes eventos para o fortalecimento do turismo do Rio de Janeiro, além das ações de atração de turistas e o desenvolvimento de programas de promoção do Estado.

– O Rio de Janeiro está recuperando o seu protagonismo. Nós tivemos nesse início de ano grandes resultados em virtude de investimentos e integração entre a cadeia produtiva do setor e o Governo do Estado. Teremos muitos eventos previstos para este ano, nós já anunciamos a volta da Stock Car para o Rio de Janeiro, depois de mais de 10 anos, e divulgamos recentemente a volta da Copa Davis, retornando ao Rio depois de 20 anos. Teremos também o Rio Boat Show, grande evento náutico do país e ressaltamos a participação expressiva que tivemos no “Rio Innovation Week”, que já está incorporado ao calendário internacional de eventos do RJ – destacou o secretário.

Assinatura dos Termos de Cooperação

Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a Assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região da Baixada Verde e prestadas homenagens aos representantes e lideranças do segmento dos municípios. Na ocasião, o secretário, Gustavo Tutuca, destacou a importância do documento para o desenvolvimento da política de artesanato.

– O artesanato é uma política importantíssima de geração de emprego e renda em nosso Estado, por isso, a Secretaria tem oferecido toda a estrutura necessária para dar continuidade ao cadastramento dos profissionais. E o acordo de cooperação técnica, assinado hoje, permite que as prefeituras, em conjunto com a equipe técnica do Programa de Artesanato, possam avançar ainda mais nas emissões da Carteira Nacional do Artesão – frisou.

Programação de palestras

O primeiro debate da manhã iniciou com o tema “Turismo e empreendedorismo” e abordou questões relacionadas à procura, por parte dos viajantes, de atrativos que possibilitem viagens curtas. Participaram do painel o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, e o diretor da Estância Turística Jonosake, Akira Taguti.

Na sequência, foram debatidos os temas “Investimentos em turismo para o desenvolvimento regional” e “As matizes do Turismo Cultural na Baixada Verde”. Em seguida, o Turismo de Aventura teve destaque com o tema “Baixada Verde: experiências na natureza” e, por fim, as manifestações populares e culturais com “Diferenciais da Baixada Verde em eventos turísticos”.


Vídeos...
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Black Round
  • Tumblr Black Round
  • Instagram - Black Circle